Friday, October 19, 2007

O dia em que o Rafa meteu o pé fora do T0!

Quarta-feira fui ao toque e CTG (mal eu sabia que seria mesmo o ultimo).
Caso não se lembrem a médica havia dito que iria fazer uma maldade para despejar o Rafa do T0, e o que é certo, é que a ordem de despejo teve efeito ao final do dia, mas demorou foi mais um pouquinho para que o Rafa deixasse a casa limpa antes de sair.
Eram umas 17h sinto um esguicho de água quente nas pernas, fui ao wc e nada de especial. Pensei que talvez fosse um pouco de corrimento ou algum restito do rolhão. À noite já com o Papá em casa, volta a suceder o mesmo e pensei: será alguma rotura do saco?
Liguei para a maternidade que me aconselhou a passar por lá não fosse ser mesmo perca de líquidos.
Estava a terminar uma toalha para o Rafa e pensei: ora bolas e eu a pensar que te terminava ainda hoje mas, pode ser que ainda dê (que ingénua)!
Vesti-me descontraidamente e lá fomos nós.
Novo toque: 2 dedos na mesma e nenhuma rotura.
Fui fazer CTG por segurança. Novo toque e a médica chama um colega pois está com "dúvidas". Não disse que dúvidas eram e quando dou por mim o médico zás e outro toque e comenta: hum... pois é... é melhor... mas ainda está muito no inicio.
Acho que nunca fiz pergunta tão idiota: está no inicio o quê?
Fui ignorada pois a médica já dizia: ... sim e ela já está limpinha (entenda-se que a médica queria dizer: já está com a depilação feita)... podemos avançar com o internamento.
Nesta altura as pernas tremeram mesmo penduradas na cadeira maravilha dos toques.
Tinha ouvido bem: internada! O Rafa estava mesmo a chegar!!!
A médica manda-me vestir, faz várias perguntas que respondo automáticamente (já estava com a cabeça a 1000) e começa a preencher um formulário.
Perguntou se tinha acompanhante e para ir lá fora avisar para me trazer a mala.
Fui lá fora, disse ao Papá para ir buscar a mala que eu já estava a iniciar o trabalho de parto mas, que ainda ia demorar e provavelmente só no dia seguinte é que o Rafa estaria cá fora. No caso de o Rafa ser apressado a maternidade ligava-lhe para ele vir assistir ao parto.
O Papá lá foi meio nervoso e calado pois não era este o desfecho que tinhamos em mente quando saímos de casa.
Não voltei a ver o Papá e fui fazer o "Check in" muito calmamente enquanto tentava segurar as pernas que tremiam e pareciam borracha...
Ainda enviei uns sms para o Papá não esquecer algumas coisas mas o Papá já tinha tudo sob controlo e até se lembrou de coisas que nem me passaram pela cabeça.
Fui levada para uma suite só para mim, administrei o microlax, despi-me e vesti a camisa de noite Linha Alcofa Maternity com abertura total nas costas, gentilmente cedida pela maternidade.
Deitei-me e vieram ligar-me ao CTG e colocar a torneirinha no pulso para correr o soro. Tive que me mentalizar que trincar alguma coisa nas próximas horas: só se fosse os dedos do Papá e ele só lá estaria de manhã!!!
Lá de vez em quando uma contração mas sempre suave.
Dormi bem mesmo com aqueles fios ali presos na barriga, só senti foi a falta do Papá que me enviou um sms a dizer que lá para as 8h30 da manhã voltava.
De manhã por volta dessa mesma hora, entraram uma enfermeira e duas auxiliares na suite, acenderam a luz e começaram a falar: bom dia e essa noite? contracções? vamos pôr o miudo cá para fora? blá blá blá
Tinha acabado de abrir os olhos, nem tive tempo para responder ao bom dia e já elas andavam à minha volta a abrir a mala e a retirar a roupa do Rafa.
Novo toque e já tinha 3 dedos de dilatação. Pensei: uau tantas horas e só mais um zzzz
Ligaram á torneirinha a oxitoxina para acelerar a dilatação.
O Papá chegou e como ainda não tinha os 4 dedos não podia estar comigo lá dentro mas a enfermeira foi simpática e deixou-o vir dar-me os bons dias.
Ele foi beber um café. A manhã passou depressa (nem sei como) e chega a hora do almoço.
Começaram as contracções mais fortes mas perfeitamente suportáveis.
Mandaram o Papá ir almoçar (viva o Macdonalds e a comida rápida!).
Nesta altura já eu havia atingido os 4 dedos e perguntaram se queria epidural ao que obviamente disse que sim, pois as ultimas 2 contracções já tinham sido bem mais fortes!
Tentei subornar a auxiliar a trazer-me um soro com sabor a feijoada ou até mesmo caldeirada mas suborno sem efeito...
Entra a anestesista muito bem disposta e eu pergunto: hum então é você que tem os soros com sabor a baunilha? ela ri-se e a auxiliar conta-lhe a minha tentativa de suborno ao que a anestesista diz: mas pode comer um gelado!
Acho que ouvi hino da alegria lá longe!
Dei um salto e preparei-me para enviar um sms ao Papá mas a anestesista desligou a musica com a frase: mas só se for de gelo!
Ora e sai um calipo de morango para a suite 4!
O Papá chegou e voltou para tras para ir buscar o bendito calipo!
Enquanto a epidural fazia efeito o Papá fazia companhia e eu comia gelado muito descontraída.
Nesta altura foi a galhota pegada.
Deixei de sentir as pernas e entrei no momento Zen.
Comichão aqui e comichão ali mas dores nada!
Depois de amena cavaqueira disse ao Papá: acho que estou a sentir as contracções mais seguidas e até sinto um nadinha de dor.
Começámos a contar: de 4 em 4 minutos, de 3 em 3, 2 em 2 e aqui o Papá foi chamar a enfermeira.
Novo toque: dilatação completa e zás rebentam as águas.
Daqui à sala de partos foram 10 minutos.
Pediu-me para fazer força sempre que sentisse as contracções e chamou a equipa para me levarem para a sala onde o Rafa nasceu.
Chegada lá foi mudar para a cadeira xpto e fazer força três vezes.
Na primeira a enfermeira disse que estava muito apertadito, na 2.ª fez a episiotomia (que me custou 3 pontos externos e mais um sem numero de internos) e à 3.ª força com a ajuda do Papá e da auxiliar o Rafa espreitou para o mundo pela primeira vez!
Os pezinhos ainda não estavam cá fora já ele gritava a plenos pulmões!
Eram 14h48 do dia 11 de Outubro de 2007. O primeiro dia das nossas vidas!
Colocaram-no em cima de mim para cortar o cordão e tanto eu como o Papá estavamos extasiados!
A enfermeira deu a volta com ele e colocou-o entre nós junto ao meu pescoço. Só tive tempo de lhe dar um beijo e o Papá agarrou-lhe as mãozinhas.
Mostraram-me a placenta: que giro!
O nosso tesouro foi levado para a outra ponta da sala para ser limpo enquanto eu estava a ser cozida.
O Papá foi para lá e tirou a primeira foto do nosso Rafa.
Assim que foi limpo entregaram-no ao Papá e eles ficaram comigo enquanto a "costureira" terminava.
Depois o Papá teve que ir embora e entregou-me o Rafa para irmos para o recobro.
Aqui, dei pela primeira vez de mamar ao nosso piolho.
Parecia que tinhamos feito isto sempre: foi lindo e não tenho palavras para descrever!
Passado 2 horas já estava no serviço de obstetricia e na cama 10 que seria já a 1.ª morada do Rafa hehe.
O Papá chegou com flores e mimos para os 2.
O Rafa nasceu com 3350Kg e 50cm, apgar 9 ao 1.º minuto e 10 ao 5.º.
É lindo e tem pés enormes!
Amamo-lo mais que tudo e este foi o melhor dia das nossas vidas!

10 comments:

Anonymous said...

Viva!

VIVA VIVA VIVA! Se ele soubesse do quarto do pooh gritava mais:

"Quero o meu QUARTOOOO"

Parabéns a todos!

Viva os Pés Grandes!!!

T

belnoemi said...

Que pezinho mais fofo! Mais uma vez, parabéns mamã! Fico contente por poder acompanhar esse momento através do teu blog. Um beijinho ao teu pequenino e outro para ti. :)

Mãe das Marias said...

Que bom!!! Ainda bem que correu tudo bem!! Agora é aproveitar o melhor do mundo... o nosso tesouro!

Beijocas :***

Iris said...

Que lindo depoimento!!!! estou emcionada!! Parabéns pelo lindo Rafa!!!!! beijos!

Anonymous said...

Olá mamã Moranguita! Adorei o relato do parto, é sempre bom sabermos de mais uma história com final feliz! Desejo-vos tudo de bom e vou continuar por aqui a seguir a vossa bonita história! Beijos gds para o Rafa e para os papás babados

Anonymous said...

Espero ver o Rafa em breve..

Beijinhos grandes aos 3

Sem Desistir said...

Parabéns aos papás!!!!
Lindo momento este que relatas-te.
Muitas Felicidades!
bjs

Anonymous said...

Olá!!!!
Desde já quero dar-te os Parabéns pelo Rafa e pelo lindo pé que ele tem...
A maneira como descreveste este momento tão lindo emocionou-me bastante...e só espero que a minha hora seja parecida com a tua...pelo menos pela boa disposição q sempre tiveste...
Entrei hoje nas 30 semanas...e estou à espera do meu Rodrigo...
Desejo as maiores felicidades ao 3...espero ansiosa pelo mesmo momento...
Beijocas grandes

Martinha said...

Fizeste-me relembrar o dia em que o Pedro nasceu, é tão bom quando o ouvimos/sentimos pela primeira vez, não é?
O meu Pedro também tem os pés enormes!
Beijocas.

Anonymous said...

Parabéns, um parto fantástico!
Beijinhos grandes e agora é aproveitar que eles crescem tão rápido...