Wednesday, October 3, 2007

Desmistificar o "toque"

Fomos hoje ao registro (a partir da 36 semana passamos a ir semanalmente ao hospital/maternidade/clinica onde deverá nascer o bebé, fazer o CTG e o "toque").

À 4 semanas atrás a médica que me observou (e decidiu voltar a contagem inicial da 1.ª eco) andou aqui a mexer e doeu um nadinha visto o bebe já estar a meio caminho e o colo ser pequeno e também por já ter 2 dedos de dilatação, mas achei que era normalissimo e nem liguei.
Estive 2 semanas de repouso e fui lá a semana passada.
Não doeu nada quando a médica me observou e pensei: fantástico, isto do repouso ajudou e agora não dói absolutamente nada (não doeu porque o Rafa havia subido um nadinha e o repouso havia funcionado e estava sem dilatação). Antes de sair a médica disse: para a semana cá nos encontraremos novamente e para o toque.
Saí de lá a pensar: ui finalmente vou saber o que é o bendito toque que tanto amedronta as grávidas!
Sim, passei a gravidez e as aulas de PPP a ouvir algumas de fim de termo a dizer: ai custa tanto! a mim não doeu nada! Ai é horrivel! Até é suportável! blá blá blá ouvi de tudo!
Inclusivé uma delas disse que a médica havia colocado a mão inteira lá dentro e mexido e remexido.
Bom...
Então é assim, minhas amigas que ainda não fizeram o toque: é um mito!
Eu já havia feito o toque nas outras duas semanas que lá fui pois o toque não é nada mais, nada menos, que a médica apalpar o colo como quem faz o exame do papa nicolau mas só que com a mão dela!
Não custa assim tanto (obvio que não é agradável andarem aqui a mexer mas não é nada de mais!)
Eu que tenho o colo pequenino segundo a médica não me custou assim quase nada!
É meio incomodativo sim mas perfeitamente superável!
Hoje doeu um pouco mais e estou dorida mas quer dizer, não é um trauma! Relaxem quando vos falarem no toque pois não é nada do outro mundo!
Imaginem a minha figura a perguntar mas hoje vai fazer-me o "toque" e a médica para mim: tal como nas outras semanas querida.
Esbugalhei os olhos e levantei a sobrancelha como quem diz: tá parva!
Ela lá percebeu a minha duvida e diz serenamente: então o que é que achava que andavamos a fazer?
Tive que me rir e disse os mitos que existem por ai sobre o toque e que imaginava que fosse algo mais complexo , ao que a médica riu e disse: isso é mais um bicho papão agora relaxe e vamos ver como está o matulão!
Desta vez doeu um pouquinho e sangrámos (o que é perfeitamente normal pelo que a médica diz).
Estamos com praticamente 2 dedos de dilatação e o Rafa já encaixou a cabecinha no sitio para a saída (até aqui a cabeça já estava a meio caminho do canal e agora está lá mesmo) o que a médica diz que é optimo para o parto.
Fizemos uma análise ao corrimento vaginal e anal, com uns cotonetes gigantes (não doi nada) para no caso de existir alguma infecção/bacteriazita, esta ser detectada e tratada antes do trabalho de parto para não ser transmitido nada à criança.
Viemos doridos mas contentes pois o tempo está a contar e sabemos que não tarda o piolho está cá fora!
Já perguntei ao Rafa se colocou o capacete e ele diz que não é preciso pois o papá estará lá e faz de guarda-redes hehe

9 comments:

Anonymous said...

Realmente a experiência do "toque" não é lá muito agradável...
Foi graças a um simples "Toque" que rebentaram as minhas águas e não tinha dilatação nenhuma!!!
conclusão: A Catarina veio ao mundo através de uma cesariana que correu bem, o pior foi os momentos antes de entrar para a sala de partos que estava a ser preparada, fiquei logo com contrações, mas quando tive a minha princesa no braços esqueçi tudo...
Beijinhos
Carla Maroco

Celine said...

estás em contagem descrescente!!!!
Faltam Dias amiga!!!!
Beijinhos e até já!!

beatrizouguilherme said...

Tá mesmo quase amiga!
Mas vê lá se o guarda-redes é mesmo de confiança, ou é frangueiro! Ahahahah!!!
Bjks Su e Gui.

Cláudia Braz said...

Boa!
2 dedos de dilatação?!
Está quase!
Eu fui para o HSM com o colo do útero bem fechado!

Anonymous said...

Olá Moranguinha! Costumo espreitar o teu cantinho e tenho aprendido muitas coisas, obrigada! Acabei de criar um blog (http://familiacafecomleite.blogs.sapo.pt/), estou de 27 semanas.
Quanto ao parto sinceramente acho que todas temos algum receio, nem que seja pelo bebé mas cada uma terá uma história diferente para contar! Um beijo gd, muitas felicidades para ti e feijão Rafa

Unknown said...

Ainda não fiz toque nenhum e só tenho consulta no dia 22 de Outubro... Mas fiz essa coisa do cotonete só que não foi só ao corrimento também foi no rabito. Como tinha uma infecção, a médica colocou aquela coisa de plástico e confirmou... estou a pôr o ginocanesten à noite durante 6 dias.
Na última consulta constatou-se que tenho a dimensão uterina muito elevada e a Leonor ainda não começou a descer... se continua assim vai ser uma supergorda e a roupa de recem nascido e de um mês só lhe vai servir nas orelhas.
Continuo numa boa em relação ao parto (não me compreendo...) quer dizer, só estou um cadinho de nada preocupada com o peso e tamanho da Leonor porque eu era mesmo muito magra antes de engravidar. Vê lá se vais falando com o teu piolhinho para te dar uma boa hora e sair rapidinho. Eu pedi à Leonor para não sair às 34 semanas e resultou, voltei a ficar com a barriga mais subida e as dores foram-se. Beijinhos e não contes os dias, faz como eu dá uns passeios e limpa a casa.

Rosa Xavier said...

Querida moranguita,

Lamento informar que esses toques não são os famosos toques; os toques mais dolorosos são os do trabalho de parto, uns dois ou três ainda se toleram depois é que começam a chatear.
Não te preocupes com os toques, pela dilatação que já tens esse rapaz vai sair num segundo.
De qualquer modo, ajuda muito se arranjares uma frase-âncora para dizeres a ti própria, ajuda a concentrar, alheias-te melhor do ambiente à volta e focas na dilatação e no caminho do bébé para sair. Também ajuda uma imagem que te seja agradável, eu pensava numa brutal cascata de água a cair e dizia abre-te para ele passar, repetidamente (arranjei a frase já na box, meio improvisada mas resultou).
É claro que podes ter a epidural, mas pode acontecer a analgesia passar aos 6 ou 7 dedos e não estar lá logo o anestesista para dar o reforço, podes ter que gerir as contrações com dor.
Lembra-te que a tua melhor aliada é a respiração e o teu pior inimigo é o medo. O medo faz tensão e a dor é muito maior e improdutiva. Pensa na dor como uma "cegonha" que te vai trazer o Rafael, não lutes contra ela, entrega-te a essa dor e assim, deixas o teu corpo trabalhar porque ele sabe exactamente o que tem a fazer.
Vais aguentar perfeitamente, descansa, tu não imaginas a força que uma mãe tem.
Beijo,
Rosa

Anonymous said...

Concordo plenamente om a Rosa do comentário anterior! Os toques com descolamento de membranas é que supostamente são dolorosos (eu não experimentei :). Mas nós guardamos em nós uma força que nunca imaginámos :D A força da natureza!

beijinhos
Mariana

andreia said...

ola
eu nao penso assim infelismente, na maternidade quando fui internada para induçao de parto fizeram me o toque de hora em hora, ja estava tao dorida e doia tanto que so falarem "vamos fazer o toque" eu chorava logo.
Mas acho que vai dos medicos tive medicos parvos que magoavam mesmo, mas tive tb uma medica que ao ver-me chorar so me disse "va vamos la com calma, vai relaxar eu prometo que nao vou magoar" nao me esqueço das palavras, ela foi tao calma que nao doeu nada, ela mexeu e remexeu e nada nem uma dor, por isso acho que ha apenas medicos parvos que pensam que se magoarem o bebe nasce mais depressa.
jinhossss