Tuesday, October 9, 2007

Amamentação eis a questão...

E se uma macaca decidisse não amamentar a sua cria?


Agora perguntam-se: pirou? teve o puto e deu-lhe um fanico? que raio de pergunta!?
Pois, mas foi a questão que me coloquei ao pensar nas mães que decidem não amamentar por razões que me parecem muito pouco válidas.
Note-se que cada pessoa sabe de sí e opiniões são isso mesmo: opiniões.
E eu vou expressar a minha.

Acho meio .... qual a palavra? egoista? não sei se será bem este o adjectivo mas para já é o que me salta à ideia.
Fiquei espantada com a quantidade de mães que não querem amamentar porque acham que lhes parte o peito, porque é feio amamentar na rua, porque é incomodativo, porque sim... porque não... porque...
Pergunto-me se as mamãs delas terão pensado o mesmo quando as tiveram e, se não foi o caso (quase de certeza que não pois esta abertura ao conceito de não amamentar é meio recente) o que estarão a pensar agora das suas próprias filhas?
Hum... depois temos os casos opostos que por questões de saúde não podem amamentar e dariam tudo para poder amamentar.
Realmente é caso para dizer: dá deus nozes a quem não tem dentes.
Fico um pouco desiludida pois a informação já é tanta e são tantos os prós em amamentar! Contras obviamente que existem mas quer dizer, vamos já começar a criar barreiras com os nossos filhotes porque as mamas vão descair? Parece-me um sacrificio minúsculo comparado com todos os que teremos que fazer o resto da vida pelos nossos filhos...
No outro dia ao ver o Dr. Phil fiquei a olhar para a tv de boca aberta pois, uma alminha dizia que achava nojento (sim foi o termo que ela utilizou) ver uma mãe dar de mamar ao seu filho. A mãe defendeu-se incrédula e obviamente que o Dr. Phil veio com aquele discurso de que aquilo era devido a um bloqueio sexual bla bla.
E eu pergunto-me novamente e se uma macaca decidisse não amamentar a sua cria?
Viva a natureza e viva por os animais ainda não terem perdido o instinto!

9 comments:

Mãe das Marias said...

Há gente para tudo!!! O que importa é fazermos o que achamos melhor para os nossos mais que tudo ;) E o teu es~tá quase a chegar!!!

Boa sorte ;)
Beijocas grandes

Celine said...

Pois isso é uma escolha mas realmente é difficil pensar a não amamentar eu nunca coloquei essa hipotese!!
Pensei que o Rafa já tinha nascido, lol!!
Beijocas

Margarida said...
This comment has been removed by the author.
Margarida said...

Esta semana no babyblogs estamos com esse tema mesmo, a amamentação.
Passa lá http://babyblogs1.blogspot.com/

Bjs e que tudo corra bem

Martinha said...

E o leite materno é tão importante para os prevenir das doenças. Para além disso cria-se uma ligação quando os estamos a amamentar.
Beijocas (está quase...) :)

Unknown said...

A minha mamã nunca teve leite que chegasse para os filhos, mas eu sou de outra "raça", e na familia do meu pai é só parideiras e bebés grandes e gorduchos (a Leonor tinha que ir buscar os genes a algum lado) e nunca faltou leitinho para amamentar. Eu queria muito dar de mamar à minha docinha, e se é vergonha amamentar na rua (sou sincera tb tenho vergonha) tira-se o leite com a bomba... e usa-se um termo de papas para manter o biberon quentinho... Axo eu! Se calhar estou a dizer uma grande asneira!!!!!!!!!! Seja como for, há sitios recatados onde podemos dar de mamar aos nossos bebés e se o peito fica assim ou assado, azar! Sou fanatica pela beleza e pela magreza mas em primeiro lugar está a minha filha e o seu bem estar.

Anonymous said...

Realmente há pessoas muito estúpidas (tb a mim não me ocorre outro adjectivo)! Só não vou amamentar se não puder mesmo porque considero ser um dos momentos mais bonitos entre uma mae e um bebé!
Está quase quase, espero que corra tudo como sonhas-te e que seja rápido!
Beijocas gds*

MMSF said...

Acho que há muita ignorância no mundo. Se puder amamentar o meu filho vou fazê-lo. O que sei de algumas amigas minhas é que a amamentação era tão dolorosa para elas que alternavam com biberon. Já nem sei quantos mais estudos são necessários para que as pessoas se convençam de que é de facto uma das melhores alimentações p/ o bébé.

RH said...

Parabéns pelo blog.
Convido a ler o artigo:

http://dr-hugo-jorge.blogspot.com/2007/11/amamentao-leite-materno-aumenta-qi-em.html

Hugo Jorge
http://dr-hugo-jorge.blogspot.com