Friday, September 21, 2007

Miminhos e visita à Maternidade

Colegas fofas são as minhas que me enviaram um cartão muito querido! Bigada! Bigada!

Bigada Susy pelos miminhos para o Rafa! É tudo tão fofinho! És um amor!
Aproveito também para agradecer às Alexandras e à Mafas o robe fofo que ofereceram ao Rafa! É lindo! (já ali está lavadinho à espera do banho do Rafa)
Vocês são umas fofas e estou cheia de saudades vossas! Chuack!

Ontem após ter recebido os mimos das minhas fofas fui fazer a visita à maternidade onde supostamente o Rafa vai nascer (sim supostamente porque isto nunca se sabe)!
E lá fui eu e o Papá todos satisfeitos da vida...
Eramos uns 8 casais.
Chegámos lá e vestimos umas batas verdes e deram-nos uns sacos para colocar nos pés (com aquele aspecto e barriguda estão a ver a figurinha!).
A enfermeira começou por nos mostrar a sala da triagem e levou-nos logo de seguida para a Maternidade.
Vimos as salas de registo (salas onde aguardamos que o trabalho de parto comece e onde é monotorizado os batimentos cardiacos do bebé mas principalmente a existência de contracções).
Depois as salas de dilatação (onde é feito também a tricotomia (depilação) e a mulher é preparada para o parto).
E chegámos à sala de Parto.
Ora basicamente é igual às do ginecologistas com a diferença que a "cadeira" é toda xpto (sobe, vira, tem ferros de lado para a mãe se agarrar para ajudar a expulsar o bebé, etc). Tem lá tudo o que é necessário para receber e socorrer o bebé e a mãe (aqui também explicou a função do acompanhante durante o parto). Ficámos a saber que mal o bebé nasce e está limpinho são-lhe colocadas 2 pulseiras: uma na maozinha com a identificação da mamã e uma electrónica no pezinho para ninguem levar o nosso miminho. Esta ultima está ligada a uma central que emite para varios locais do hospital e faz apitar os alarmes caso seja retirada ou alguem tente levar o bebé para fora da maternidade.
Depois mostraram-nos a sala de recobro (em que supostamente estaremos 2 horas após o parto e onde iremos amamentar o nosso filhote pela primeira vez :D)
E o melhor obviamente foi a visita às mamãs que lá estavam com os seus bebés lindos!
Tão pequenininhos e frágeis!
Estivemos com a enfermeira chefe (que foi um doce) e esteve a falar da importância do acompanhante e de todo o processo durante os dias que lá ficarmos com o nosso bebé.
Alertou-nos para o facto de que vamos estar cansadas após o parto e principalmente os nossos bebés também estarão devido ao parto ser doloroso para eles tambem ao contrário do que a maioria das pessoas pensa.
Pediu para acalmarmos as visitas e pediu ajuda aos acompanhantes para isso, pois serão eles a gerir as visitas e ajudar a mamã nos primeiros dias.
O horário das visitas até é bem alargado e dá perfeitamente para falar com todos e dividir bem o tempo.
Para além que deu aqueles conselhos de: não usem o telemóvel junto dos bebés, tentem estar sem barulho, não deixem andar o bebé de colo em colo, não deixem toda a gente dar beijinhos neles, tentem descansar senão depois não estão tranquilas e o bebé ressente etc, etc).
Falou na importância da amamentação e por fim disse que nos esperava lá e que iria acompanhar-nos nas primeiras "funções" com o bebé (banho, amamentar, trocar fralda, etc)!
Visitámos tambem os bares do hospital (esta parte foi mais para os acompanhantes).
Falou-se na parte burocrática após o nascimento do bebé (registo civil, licensas, abonos, etc).
Foi bom e esclarecedor. Sinto-me mais à vontade depois desta visita.
Gostei muito das enfermeiras que lá estavam pois eram todas muito simpáticas e carinhosas, diria que escolhidas a dedo mesmo.
E uma enfermeira simpática faz toda a diferença. Já tinha experienciado isso com as consultas pré-natal em que antes de estarmos com a nossa médica somos observadas por uma enfermeira, e uma enfermeira mal disposta é bem capaz de nos tirar do sério!
Já uma enfermeira simpática e com tacto para uma grávida, faz-nos sentir muito bem e acolhidas num ambiente seguro (estas malditas hormonas).
O Papá veio satisfeito e agora estamos a aguardar o dia! Weeee

10 comments:

beatrizouguilherme said...

Grande descrição!
Podes crer que fiquei a conhecer bem a maternidade.

O entusiasmo é gd, nota-se!

Queria agradecer a tua visita ao meu blog e mt obrigada pelas palavras. Vou acompanhar-te nestes últimos dias e espero receber notícias breves do Rafinha que tá quase cá fora.

Continua assim! Vais ser uma gd ajuda para o meu caminho...apesar de não tar a ser seguida na maternidade.

Bjks Su e Gui.

Anonymous said...

Que lindos miminhos!Como te tens sentido nestes dias? Quando visitaste a maternidade não ficaste com um friinho na barrinha?!
Beijinhos,Sofia

Anonymous said...

Olá Moranguinha
dei uma voltinha pelo teu blog e já reparei que está tudo prontinho para a chegada do vosso feijãozinho.
Está quase quase, agora o tempo parece que não passa, no entanto depois vai parecer-te que foi tão rápido que parecerá que não aproveitas-te tudo o que querias, pelo menos comigo foi assim, e está a ser...
Obrigada pela visita ao meu blog, virei cá mais vezes
bjinhos

PM said...

Já falta pouco!!!
Já estas no TopTen!!!
Beijocas ENORMES

Carla said...

Cheguei via babyblogs e aproveito para desejar tudo de bom. Quando o Pedro estava quase quase a chegar, andava ansiosa e impaciente. Tenho umas saudades dessa altura... Ler o teu post fez-me lembrar tudo isso novamente.

Beijos e que seja tudo rapidinho.

Celine said...

Só coisas lindas que recebestes!! Falta pouquinho para receberes o teu Rafa!!! Beijinhos

Anonymous said...

Já falta pouco, para que o Rafa venha para casa convosco.

Muitos beijinhos para vocês.

Sónia

Sem Desistir said...

Está tudo bem encaminhado para a chegada do feijaozinho.
bjs

Rosa Xavier said...

Quer dizer que vem aí um bébé gordinho... os bébés Balança costumam ser todos rechonchudos.
Espero que tenhas a ansiedade da contagem das semanas mais controlada (na medida do possível) para descansares melhor e o Rafa andar tranquilo. Ele é que sabe quando é que quer nascer.
Uns dias antes, por vezes, costumamos ter a famosa sindrome do ninho (acho que é este o nome técnico), surge uma vontade incontornável de arrumar tudo, mudar móveis de lugar, alterar a disposição dos quartos, resolver problemas pendentes; no meu caso foi uma canseira enorme nas 2 gravidezes.
Beijinhos

Paula noguerra said...

As colegas realmente pensam muito em ti... a toda a hora...
Por isso te visitam AQUI tanto, para saberem noticias tuas e do Rafa... hehehe

Bjs***