Thursday, November 1, 2007

Tentar ajudar...(aviso: post grandote)

Hoje vou dar conselhos ás pré-mamãs (se quiserem claro)

Ter o nosso bebé cá fora é lindo mas estejam preparadas para os primeiros dias! O descanso acabou!

1.º - Se puderem ter alguem que vos faça a comida aproveitem pois vocês vão estar muito cansadas!

2.º - Se forem sortudas como eu que teem um Papá que vos trata das coisas da casa tudo ok, mas se não for o caso, peçam ajuda a alguem ou então sinceramente azar para a casa, porque vocês precisam MESMO de descansar e de se alimentarem bem (devido a amamentação as energias esgotam-se com uma facilidade tremenda!).
No meu caso em que o Rafa tem algumas cólicas não me imagino os primeiros dias aqui sozinha com ele.
Houve uma noite que eu mal dormi (agora mal oiço um suspirar dele desperto e pensar que nem á 1 mes eu parecia uma pedra a dormir...), e dei-lhe de mamar vezes sem conta pois devia ser a unica coisa que o aliviava das cólicas, estava estafada e comia meio a pressa pois ele chorava logo e lá ia de novo dar-lhe peito, entrei mesmo em cansaço absoluto e já começava a perder a calma.
Felizmente o Papá ajudou e acalmou ambos. Pois sentia-me adormecer (fraqueza) e o choro dele começou a deixar-me impaciente e já sem saber o que fazer!
Antes não percebia como algumas mamãs se queixavam disso e pensava: ora o bebé está a mamar leite materno só que está com algumas cólicas é ter paciência apenas!
Pois agora percebo-as bem: o cansaço é tal, as hormonas ainda alteradas, os efeitos ainda do parto pois estes ainda demoram a passar totalmente, e o desespero de ver o nosso bebé com cólicas a chorar constantemente dá-nos cabo da cabeça e leva-nos ao extremo!

3.º - Meninas descansem bem e tentem ter tudo mais ou menos organizado para levar para a maternidade. Aproveitem para dormir sempre que possam pois nunca sabem como vai ser a proxima noite e acreditem que as primeiras são complicadas até acertarem as mamadas e o sono do vosso bebé.

4.º - A familia vem lá a casa depois do parto: eles que se sirvam, eles que façam a comida para eles e principalmente nada de mudar os horários do bebé por causa deles. São familia e vão perceber perfeitamente que tanto vocês como o bebé se estão a adaptar a tudo lá em casa.

5.º - Tentem ter a roupa do bebe toda a jeito e preparem-se pois eles sujam a roupa ao bolsar ou até mesmo com as suas cagadazitas.

6.º - Eu prefiro babygrous pois acho que ele fica mais quentinho e alem disso é apenas uma peça (fora a roupa interior) que se muda quando ele suja e além disso não se enrrola enquanto ele dorme (sim é muito mexido o nosso filho) e no fim acho que é mais prático.

7.º - Tenho usado toalhetes e fraldas da Dodot e o nosso piolho tem se dado bem com isso no entanto já li que as fraldas do Pingo Doce são fabricadas pela Dodot e ando a pensar que quando acabar o stock que ainda temos ali vamos experimentar, no entanto os toalhetes ainda ando a ponderar.

8.º - Chucha: o Rafa tem uma da Chicco toda xpto: nem lhe toca, e tem uma da Nuk e quando lhe dá para chuchar, não a larga! Vá perceber-se! Por isso acho que marcas nem sempre é sinal que o nosso bebé pense igual.

9.º - Disseram-me que as fraldas de pano não seriam muito uteis e bastava ter umas 3 ou 4: para mim teem sido bastante uteis pois limpo a carita do Rafa com elas quando ele acaba de mamar, limpo o bolsado repentino, até o peito após ele ter mamado, serve de babete para lhe dar o colimil (que é castanho e mancha tudo) e se só tivesse 3 ou 4 estava tramada.

10.º - Não tentem ser super mulheres - li numa revista e é bem verdade pois além de mal conseguirem só se vão estafar!

O que escrevi aqui não é para assustar nem criar receios mas sim ajudar, pois apesar de nós sabermos que tudo muda acho que nunca nos mentalizamos que vai mesmo mudar drasticamente.
Estou a adorar ser mãe e é obvio que tudo compensa mas admito que é cansativo e até mesmo extenuante pois é uma reviravolta na nossa vida.
Amanhã o Papá volta ao trabalho e nem quero imaginar como vai ser...
Mas agora as cólicas estão melhores (bendito Colimil) e o Rafa já dorme mais umas horitas e só por isso até estou mais descansada!
Bem lá vou eu outra vez...
(as mamas deviam ser de atarrachar e assim podia entregá-las ao Papá de vez em quando zzzz)

10 comments:

Rosa Xavier said...

Palavras sábias!
Tens razão com as fraldas de pano, têm mil e uma utilidades, eu também usava na cabeceira deles para não sujarem o lençol de baixo, sempre, mas sempre, bem presa e entalada no colchão, por causa disto: uma bébé de 2 meses entrou na urgência em paragem (cardio-respiratória) porque asfixiou com uma fralda de pano, foi ressuscitada e seguiu para a UCI da Estefânia, quando o atendimento recomeçou (tinham parado tudo e todos foram socorrer a bébé) o semblante dos pediatras era tão mau... constrange-me falar disto mas, acho sempre melhor contar, há perigos tão cretinos que não nos passam pela cabeça e, no entanto, tão simples de evitar.

Anonymous said...

É muito bom ler estes teus conselhos...já não és a 1ª mamã q diz estas coisas...mas vai dar um jeitão irmos assimilando estas vossas ideias...
Tenho uma mamã no meu prédio...o bebé tem 1 mês...por vezes oiço-o lá chorar...penso muita vez q qq dia sou eu...hehehe...se sair aqui à mãe...o meu filhote vai ser muito mauzinho...vamos lá ver...pode ser q saia mais ao pai...q apesar de ter dado trabalho pelo menos ia dormindo...já eu ñ dormia nem de dia nem de noite...
Beijocas grandes para vocês os 3, e desfruta todos os momentos...pois imagino que devem ser maravilhosos...
Bom fim de semana
Isabel e Rodrigo

Mãe das Marias said...

Fez-me mta falta ter lido um post deste enquanto estava grávida... não estava minimamente preparada para os primeiros dias com a bebé!
Mas acho que por muito que nos ensinem, só a experiência nos prepara ;)

Beijocas grandes!

Graça Garcia said...

olá, é assim mesmo, assino em baixo. É de facto extenuante e é agravado com a nossa hiper-mega-sensibilidade hormona-emocional eheheheheh. Mas é maravilhoso :)
Uma bjoka

Celine said...

É um post muito muito útil e é tudo verdade!!! Um bébé é sempre (ou quase sempre!!) uma alegria mas traz algumas complicações e é normal um tempo de adaptação.. Gostei muito
Beijocas

Iris said...

Olá, querida! Adorei o post e agradeço as dicas, são muito úteis. Apesar de não ser mamã de primeira viagem, acabao por me esquecer de todo o trabalho. beijos.

Martinha said...

É verdade, acho que ninguém está realmente preparado para o primeiro filho e estes conselhos são sempre bons.

Anonymous said...

adorei as dicas e obrigada por te lembrares de todas nós quando sabemos que o teu tempo é precioso neste momento!
Beijocas gds*

T. said...

Aos poucos tudo vai entrando na normalidade e na rotina e passa a ser tudo tão mais fácil!!!! Adorei a das mamas de atarrachar!!!! LOL
beijinhos

Raquel Ribeiro said...

Ora nem mais... também já postei coisas semelhantes!
O inicio é mesmo cansativo!
Beijokas