Tuesday, November 6, 2007

Update

E o nosso meio metro de gentinha está cada vez mais lindo! E a sua personalidade começa a vincar-se hihi (e as minhas olheiras a escurecer, as mamas a pesar, o sono a aumentar e o Rafa a crescer!)
Já conseguimos perceber mais ou menos o nosso filhote (deviam vir com um manual prático para mães e pais inexperientes e este devia de vir com video incluido)

O que o Sr. Rafa gosta:
- estar deitado entre os Papás na cama
- espreguiçar-se
- fazer figas com as maõzinhas
- estar embrulhado nas suas mantinhas polares
- dormir entre os Papás quando tem cólicas (já não sabemos o que fazer mais!)
- mamar (aliás ele não gosta: ele AMA mamar!)
- tomar banho (mas só quando já está dentro da banheira dentro da água quentinha pois até lá fica muito agitado e detesta que lhe vejam o "material")
- adora chuchar tudo o que lhe aparece á frente da boca (seja a mão dele, a fralda de pano que lhe limpa a face, os meus dedos ou do Papá, até o braço do Papá enquanto ele lhe pega para eu me preparar para lhe dar peitinho)
- estar na espreguiçadeira mas prefere colo pois palra muito mais lá
- adora seguir a luz desde o primeiro dia!
- passear de carrinho ou no ovo pois é sempre sinónimo de uma soneca bem boa!
- estar ao colo do Papá para arrotar (encolhe as perninhas e levanta os bracinhos a abraçar o Papá e fica ali até adormecer)

O que o o Sr. Rafa já decidiu que não gosta:
- estar despido (adora estar no quentinho por isso nu: só no verão!)
- detesta que lhe tapemos as mãos (conclusão: mãos frias sempre) já colocámos umas meias nas mãos para ele ficar com elas quentes mas ele leva-las á boca e como temos medo que o sufoque desistimos, e a pediatra diz que não é sinónimo que ele tenha frio por isso...
- esperar para mamar e é só para mamar que ele berra a plenos pulmões! nem as cólicas o fazem berrar tanto!
- das cólicas (tadinho quem gostará não é?)
- de mudar a fralda pois é sinónimo de frio
- de silêncio (adora sons, estalidos e vozes diferentes)

O que o Rafa já aprendeu:

- já distingue a voz da Mamã no meio de muito barulho e de outras vozes
- a levantar a cabecita sempre que lhe dá jeito
- a fazer força com os pés para se levantar quando está "sentado" entre as nossas pernas
- a fazer alguns barulhos novos: aaah, ehhh e iiaa
- a seguir as vozes e as sombras

Outros "truques" do Sr. Rafa:

- Acalma ao som da minha voz
- chucha o colimil em vez de o beber e até se ouve ele a fazer barulhos de satisfação depois
- agarra o meu dedo ou a minha mama quando está a comer
- está sempre atento ao que se passa em seu redor mesmo quando está a mamar
- faz bolhinhas com o seu cuspito
- faz biquinho com a boca quando está a sujar mais uma fralda com armamento pesado e depois quase sorri de satisfação
- sorri quando nós rimos (ainda não sei se já será propositado mas desconfio que já começa a ser...)

e para já é o que me lembro assim de repente... mas vou actualizando com tempo que ainda não tenho pois ele continua a mamar de 2h em 2h no máximo de 2h30 em 2h30 (mas quando anda de carro lá aguenta mais e as minhas mamas agradecem mas não muito pois começam a insuflar de leite)
Beijokas para todas!

8 comments:

Celine said...

Está crescido o teu filhote!!! Que bom tens muito leitinho para ele é muito importante!! Já percebi que se porta muito bem o teu Rafa!!! Beijocas e aproveita cada momento!!!
Beijinhos ao Rafa

Iris said...

Oi, querida!! Ufa! Ele realmente é um ativo!!! MUuuito bom!!!! Grandes beijos.

Graça Garcia said...

Olá, tá tão evoluido o teu menino. Que chatices as cólicas, tadinho, são tão xatas.
O meu tb mamava de 2 em 2 horas nessa altura... terrível né ehehehe, mal vestimos a camisola já a estamos a tirar outra vez lol. Mas é tão bom :)
Bjocas

Anonymous said...

Pois, é agora vais aprender muito com ele, assim quando tiveres o segundo já sabes como fazer. Hihi (ainda agora tiveste um, já te estou a dizer para teres outro, claro que estou na brinca).

Vemo-nos amanhã. Espero ir um pouco mais cedo para ir aí ver o Rafa melhor, e para o pegar desta vez.

Beijinhos

Anonymous said...

Ola!!! Ola!!!
Finalmente ando por aqui a ver se ponho a "escrita" em dia e agradecer comentários!!!
Parabéns pelo Feijãozinho e pelos belos progressos! Fico feliz por saber q esta tudo bem convosco.
Um dia destes cuscamos no messenger!
Beijinhos meus e da Mini-Peixa ;)

Anonymous said...

O Rafa bem sabe: mudar a fralda,tomar banho e esperar pela comidinha são sinónimo de exercitar os pulmões também para a Joana!
Beijinhos e tudo de bom, Sofia, Pedro e Joana

Raquel Ribeiro said...

;-) parecido com o Gui, se bem que o meu piolho adora ficar ao léu!
beijokas

Unknown said...

a leonor já faz 3h ou 4h, conforme a disposição!