Thursday, January 17, 2008

A ciência dos biberons

Dar biberon tem os seus quês.

Sinceramente preciso aqui de uma ajudita e note-se que não é falta de pesquisa na internet.
Material: biberons (temos da Avent, Chicco e um da Tigex); Esterilizador da BebéConfort mas que utilizamos para armazenar os biberons apenas (ridiculo eu sei mas, como foi herança nunca utilizámos e colocar no micro-ondas ainda nem tentámos); Escovilhão (igual a este mas comprámos da Tigex que foi bem mais económico).
Pergunto-me: vocês lavam os vossos biberons com detergente? Já li em vários sites que se deve lavar e passar bem por água mas não sei se devo... normalmente passo bem por água e passo o escovilhão e depois de esfregar bem e não haver restia de leite zás toca a fervê-lo num tacho.
Posso estar a ser porquita mas detergente não sei... não me inspira tenho sempre receio de não enxaguar bem (paranóia).
E a questão de não reaquecer o leite... o Rafa ainda demora a beber o biberon e por vezes, tem que ser entre mamadas. Por vezes damos um calorzinho no microondas para não ficar frio mesmo. Não aproveitamos os "restos" mas reaquecemos quando ele ainda está a beber. E vocês?
É bem mais fácil dar mama caramba! Enquanto tiver vou estimular sempre!

7 comments:

Celine said...

Os biberons do Flávio esterelizo uma vez por semana agora. Lavo-os com detergente ou as vezes na máquina de lavar a loiça. Beijocas !!!

Anonymous said...

Olá mamã, olá Rafa!
Em relação aos biberons, eu raramente os volto a aquecer porque o leitinho está à temperatura ambiente ou então um pouquinho mais quente, nada de mais. Mas não utilizes o micro para aquecer ou re-aquecer, li que o leite não fica todo à mesma temperatura para além de poder ficar com zonas em que está quente demais.
Quanto à lavagem dos biberons, eu passo-os primeiro por água para tirar o leite, depois com o escovilhão lavo cada pecinha com detergente (também é aconselhado o sabão azul, só que não acho tão prático) e depois enxaguo muito, mas muito bem porque detergente é detergente e não podem ficar residuos! Toca a esterilizar e já está! O meu esterilizador dá para 4 a 6 biberons pelo que eu esterilizo 2 a 3 vezes por dia. Lavo as mãos antes de pegar com a pinça em cada componente do biberon seco-os com papel de cozinha macio (mas que não daqueles que deitem "pêlos").
Espero ter-vos sido útil.
Ah, é verdade, quanto às chupetas eu nunca as esterilizo juntamente com os biberons. Coloco um pequeno tachinho com água, deixo-a ferver, coloco a(s)chucha(s), deixo ferver durante 5 minutos e depois desligo, ficando em banho-maria por uns 20 minutos. Depois pego na chucha com a pinça, seco-a e guardo-a no estojinho das chuchas (que por vezes também é esterilizado).
Beijinhos, Sofia, Pedro e Joana

Ana said...

Olha a minha mãe dizia para eu não lavar com detergente e por de vez em quando umas pedras de sal nos biberões ao lavar como é tipo areia tira os residuos todos. Mas eu sempre lavei e lavo com detergente depois passo bem por agua e dps punha a ferver num tacho.
Quanto aquecer o leite, axo k de uma mamada p a outra n se deve guardar, o que eu fazia era, como tinha um aquecedor de biberões (ou então qlq coisa com agua quente) punha lá um bocadinho, as vezes p mudar a fralda, ou arrotar...
Qt ao micro ondas não sei, desde k ele começou a tomar leite de pacote, aqueço sempre lá.
Bjs

Mary said...

Bom eu venho cá só para aprender mesmo... mas vou comprar o esterilizador e penso usá-lo mesmo.
Bjs

Mãe das Marias said...

Minha linda tens que lavar os biberons com detergente SEMPRE!!! no inico tb me fazia comfusão por detergente , mas é o melhor. Lar com o escovilhão grande e usar o pequeno para as tetinas e chuchas.Depois enxaguar muito bem, até não ter espuma e colocar no esterilizador, com a panela dá muito mais trabalho. Eu deixo dentro do esterilizador até que seque, se precisar antes, uso assim mesmo, não os seco com nada. Em relação a reaquecer, a Tiz por exemplo só gosta do leite quentinho, e por vezes come pouco, eu espero 30 min (no máximo) e reaqueço o restante em banho maria e ela lá bebe mais qualquer coisas. NUNCA no microondas. Eu uso o detergente Fairy, o azul que é anti bacteriano, mas qq um serve. Deito um bocado no escovilhão e esfrego até fazer muita espuma... agora parece mta coisa, mas daqui a dias já fazes td com uma perna às costas ;)

Beijocas

Refúgios said...

Olá Miga,
Eu utilizei o esterilizador da Avent (como tinhas os biberons da mesma marca) aquele que vai ao micro-ondas a esterilizar, achei super prático. Sim usei detergente ao lavar os biberons, utilizava o escovilhão e depois punha uma pinga de detergente da loiça e passava com bastante água quente. Quanto ao voltar aquecer o leite das latas, sabes que os médicos não aconselham pois o leite perde as suas qualidades, quando a Cati não bebia mais deitava fora, mas como dás maminha e suplemento em cada refeição aconselha-te com pediatra do Rafa como deves fazer.

Beijinhos Grandes

Carla Pires

Rosa Xavier said...

Bem, aahhh, esterilizar biberãos? Acho que esterilizei quando os comprei. Derretia-os todos na panela, esquecia-me... Depois, perdi a preguiça e comecei a dar a papa à colher.
Pois, não sou exemplozinho nenhum.
Beijo,
Rosa