Thursday, July 26, 2007

O que levar para a Maternidade?

Aqui fica a lista de coisas que devemos levar para a maternidade.
Deram-me esta lista no curso de PPP (preparação para o parto) mas com a nota que cada hospital tem as suas regras e convem sempre confirmar se não será necessário mais alguma coisa ou se alguma destas coisas não será desnecessária.
Aqui fica:

Lista da Mamã

- Camisa de noite (3) - curta com abertura até à barriga para poder amamentar
- Robe ou roupão
- Soutien de amamentação (1) porque o peito pode aumentar de volume com a descida do leite - a mãe deve conseguir abrir e fechar a copa com uma mão, é importante ser a medida correcta para não comprimir os mamilos, deve ser em alodão e sem rendas.
- Discos de amamentação
- Cuecas descartáveis (2/3 por dia)
- Pensos higiénicos
- Estojo de higiene pessoal
- Chinelos de quarto e de banho (borracha)
- Toalha
- Saco para roupa suja
- Numeros de telefone mais importantes e "trocos"

Lista do Bebé

duas mudas por dia

- Meias, botinhas, collants em algodão
- Cueiros ou babygrows
- Camisolinhas interiores ou body com abertura lateral ou atrás e não pela cabeça
- Fraldas em algodão
- Fraldas descartáveis (normalmente o hospital fornece mas por via das duvidas... e existem com recorte em meia lua devido ao umbigo nas lojas Toys'R Us)
- Toalhetes e creme protector para o rabinho
- Babete
- Mantinha
- Saco para a roupa suja
- Roupa para a saída
- Alcofa ou Cadeira auto

3 comments:

Anonymous said...

Bem, realmente como são diferentes as listas de um lado p o outro...e até as tuas aulas são diferentes das minhas. Mas assim eu tiro umas dicas das tuas e tu das minhas ;) torna-se engraçado!
Ah é verdade, desculpa mas foste desafiada ;) Passa pelo meu blog.
Bjokas

Anonymous said...

Olá, eu sou a Raquel, grávida de 32s e vim cá parar através do blog da mamã peixinha! Gostei imenso do que li...
Sem duvida que cada zona tem as suas diferenças! As minha de PPP são diferentes e as 2 listas que tenho tb!
Mas a diversidade só faz bem :-)
Beijokinhas e continuação de tudo de bom!

Rosa Xavier said...

Olá.

Permite-me algumas dicas úteis; o robe ocupa muito espaço e raramente faz falta. Está sempre calor por causa dos bébés. Havaianas para os pés dão para andar por lá e para tomar banho. É de enorme utilidade ter alguém que nos traga a roupa lavada de um dia para o outro, há "acidentes" tramados com as nossas hemorragias, mecónio do bébé (a nódoa é muito difícil de sair), bolsadelas, etc.
As melhores fraldas para recém-nascido são da Dodot e só há em farmácia chamam-se "primeiras semanas". Os toalhetes são muito práticos mas um bocado agressivos para uma pele tão sensível. É melhor compressas de não tecido 10x10cm (farmácia) e uma água de limpeza (Uriage, Klorane, mustela, Avene)ou esponja e água morna e secar bem. Se o bébé só mamar em princípio não assa o rabinho com facilidade, não é preciso por creme barreira e a pele respira melhor. Ou põe só à noite, por exemplo. Acho que não vi na tua lista creme hidratante para depois do banhito. Compra um bom de farmácia, vale a pena a diferença de preço.
Dicas para depois da maternidade. Há uma banheira na prenatal que se chama Tummy tub que é óptima para as malfadadas cólicas, é um balde que simula o útero e o bébé relaxa.
Se a idéia é amamentar não desistas nas primeiras contrariedades, o bébé vai magoar porque está a aprender a mamar e o peito tem que "calejar" e isso demora um pouco. Por favor, ignora absolutamente as teorias de leite fraco e o leite não é em quantidade suficiente. Amamenta muitas vezes, não imponhas horários tipo horas certas, tira a mama e oferece. Nós também petiscamos entre refeições certo? Se o bébé chorar a mamar é por várias razões nunca por ficar com fome, pode estar enervado (no fim do dia).
Sou mãe de 2ª viagem espero que as dicas te sejam úteis.
Beijinhos.
Rosa Xavier