Wednesday, July 25, 2007

Aulas Preparação para o Parto

Amigas vou colocar aqui a primeira aula de preparação para o parto.

Vai ter que ser muito resumida pois cada tema foi bastante discutido e também porque falou-se em tanta coisa que tenho a certeza que não me lembro de tudo, mas se quiserem alguma explicação apitem que eu digo (o que souber né).
E aquilo que eu não me lembrar agora vou acrescentando!
Temas:
- Quando ir para a maternidade
- Sexo antes e após o parto
- Depressão pós-parto
- Respiração para expulsão e respiração quando não se deve fazer força
Quando ir para a maternidade
Existem 2 situações que são os alertas: rebentar das águas ou contracções constantes.
Não é necessário ter ambas para ir para a maternidade, basta uma delas.
Sexo antes e após o parto
Antes
É totalmente apoiado o sexo durante a gravidez (excepto em casos específicos) pois o sémen do homem contém prostaglandinas (uma substância que provoca contrações uterinas) e que podem ajudar para o parto.
Após
A mulher deverá estar mais ou menos 30 dias/40 dias (isto varia da mulher, do tipo de parto, etc) sem ter relações sexuais pois o organismo ainda está a recuperar (para não falar em pontos que possam rebentar, infecções, etc.)
A mulher terá uma consulta de "revisão" 30 dias após o parto e ai falará com a médica para um YES para as relações sexuais.
Aqui terá que haver muito diálogo entre o casal e muita compreensão!
Depressão pós-parto
O marido aqui tem um papel crucial, pois tem que se aperceber dos sintomas de uma depressão pós-parto: tristeza, silêncio, isolamento, choro constante, etc.
É muito importante que a mulher não queira ser uma super-mulher (tratar do bebé, casa, marido, etc).
Tem que haver diálogo e principalmente o marido não deve criticar a mulher pois tal como na gravidez as hormonas ainda estão muito alteradas.
Também aqui terá que haver muito diálogo entre o casal e muita compreensão!
Respiração para expulsão e respiração quando não se deve fazer força
A respiração que deve ser feita para ajudar a expelir a criança é muito simples!
(vou tentar explicar mas não sei se me vão entender mas garanto que ao treinar é bastante simples...)
Tem que se inspirar fundo e ao expirar, fazer força na barriga como quem tenta expelir a barriga, ou seja, a barriga tem que "descer" (dito assim parece estranho ou dificil mas na realidade é muito simples).
A respiração que deve ser feita quando não se deve fazer força é simplesmente: suspirar para os seios (fácil não? mas imagino que com dores não seja tão simples... vamos ver).
Agora voces perguntam, respiração para quando não se deve fazer força? Mas não é suposto fazer força? a resposta é simples: a criança pode estar entalada ou ter o cordão à volta do pescoço e o médico irá pedir para não fazer força, pois poderá tentar desentalar a criança ou retirar o cordão do pescocito do bebé e aqui não será de todo conveniente a mamã fazer força.
Conselhos
- A Mamã deverá sempre agarrar-se às barras de ferro da cama (mais fácil para fazer força e conseguir enrrolar o corpo na posição de expulsão)
- A Mamã não deverá levar: lentes de contacto, proteses, nem as unhas pintadas (para se ver o nível de oxidação: as unhas ficam roxas quando não há suficiente oxigénio)
- Caso o Papá assista e esteja a sentir-se mal convem encostar-se à parede (um possível desmaio) para os médicos não terem de o socorrer a meio do parto.
Curiosidade
- O bebé até 1 mês de vida, deverá ser alimentado no máximo de 5 em 5 horas. (mesmo quando ele se encontra a dormir descansado é necessário acordá-lo pois o nosso organismo quando não tem açucar suficiente coloca-nos a dormir para não gastarmos energias que não possuímos, ou seja um bebé que ainda nem tem energias de reserva mais facilmente estará a dormir e não se queixa pois não tem forças para tal)

2 comments:

Iris said...

Oi, linda!!!!!!!!!!!!Essas dicas foram muito úteis!!!!!!!!!!! Obrigada. beijos a você e ao Rafa!

Celine said...

As tuas dicas são mesmo muito uteis para quem não possa ter as aulas de preparação!!! Beijinhos para ti e para o Rafa!!